Capital social e de relacionamento

Compromisso social

Nosso compromisso com a sociedade está em estender o cuidado à saúde para além das nossas fronteiras físicas. Faz parte da nossa essência, e aplicamos isso todos os dias do ano nas seguintes frentes:

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é um mecanismo de política pública de saúde financiado com recursos de imunidade fiscal concedida pelo Ministério da Saúde para hospitais filantrópicos de excelência reconhecida, como é o caso do Hospital Sírio-Libanês desde 2009 e de outras cinco instituições: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e HCor, todos na capital paulista, e Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre (RS).

As instituições devem dispor do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), renovado a cada três anos, e da celebração de um Termo de Ajuste junto ao Ministério da Saúde que lhes permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos, tecnologias e práticas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares.

Contamos com a estrutura de dois escritórios, sendo um Escritório de Projetos (EP), responsável pelo apoio e parâmetro para processos administrativos ligados às áreas de suprimentos, recursos humanos, contratos, financeiro e contábil, e um Escritório de Equidade em Saúde (EES), uma inovação no setor de saúde iniciada em 2020 com a função de colaborar na gestão da carteira de projetos, marketing de causa, análise de dados, novas iniciativas e mensuração de impacto social, dentre outras atividades.

Resultados – 2020

PROADI-SUS

Encerramento do quarto triênio de existência.

R$ 162,06 milhões

Investimento isolado do Hospital Sírio-Libanês no programa, referente ao valor de sua imunidade fiscal.

27 projetos

Em 137 regiões.

Quase 589.000

Pessoas beneficiadas nos 26 estados e no Distrito Federal.

COVID-19

Em 2020, fizemos uma verdadeira força-tarefa no enfrentamento à COVID-19 por meio do PROADI-SUS, adaptando projetos já existentes para a emergência da pandemia, especialmente com a telemedicina, que foi o carro-chefe das ações.
Além disso, realizamos especialmente:

  • Atividades de suporte clínico e manejo de estratégias de contenção do avanço da doença no Brasil;
  • Construção de protocolos/diretrizes junto ao Ministério da Saúde;
  • Produção de diversos materiais educativos em projetos de capacitação;
  • Registros de dados clínicos em pesquisas de pacientes acometidos pelo novo coronavírus;
  • Medidas de eficiência hospitalar para enfrentamento das internações com alta demanda;
  • Orientações para proteção dos trabalhadores, reforçando os direcionamentos dos hospitais integrantes do PROADI-SUS;
  • Capacitação e monitoramento de Unidades de Pronto Atendimento/hospitais de campanha para uso de ventiladores mecânicos e suporte ventilatório.

Projetos conduzidos pelo Hospital Sírio-Libanês dentro do PROADI-SUS:

Objetivo

Reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e/ou filantrópicos em todo o Brasil indicados pelo Ministério da Saúde com o uso de técnicas que diminuem o desperdício de recursos e otimizam os processos hospitalares.

Em 2020, já no quarto ciclo do projeto, que teve início há pouco mais de três anos, contemplamos 35 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo desse tempo são 102 instituições beneficiadas em 24 estados brasileiros. 

Um dos principais indicadores de avaliação é o NEDOCS (National Emergency Department Overcrowding Score, ou Escala Nacional de Superlotação dos Serviços de Urgência), que mede a superlotação a partir de sete variáveis como: número de pontos de cuidados do Pronto-Socorro, volume de pacientes aguardando atendimento, tempo de passagem pela urgência até a internação, entre outros.

NEDOCS – 2020

38%

de redução geral média após
a implementação do projeto

50%

de redução no tempo da passagem do
paciente da urgência até a internação

11%

de redução no tempo médio de permanência na internação (de 8,5 dias para 7,6 dias, em média)

COVID-19

Somamos esforços para o gerenciamento da pandemia com:

  • Elaboração de planos de resposta hospitalar (crise e emergência externa) para o Ministério da Saúde;
  • Tutoria remota a 60 hospitais públicos sobre planos de contingência;
  • Sala de situação com cinco pessoas, incluindo médicos e consultores, na sede do Ministério da Saúde para dar apoio operacional e de logística de insumos;
  • Divulgação de conteúdos técnicos para todos os hospitais cadastrados na Comunidade Lean;
  • Transmissão ao vivo (lives) com técnicos do projeto para os participantes da Comunidade Lean, com ingresso de outras instituições públicas de saúde.

Objetivo

Aumentar a segurança do paciente com uma ação colaborativa entre os hospitais de excelência para a adoção de práticas preventivas de três infecções recorrentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): de corrente sanguínea associada a cateter venoso central; de pneumonia associada à ventilação mecânica e de trato urinário associada a cateter vesical.

Resultados – 2020

53%

de redução nas três infecções, somando 7.674 episódios evitados

115

hospitais públicos contemplados

R$ 354 mi

de economia ao SUS

+ de 2.600

vidas salvas durante todo
o triênio 2018-2020

COVID-19

Em 2020, apoiamos os hospitais atendidos pelo projeto no combate à pandemia promovendo:

  • 208 visitas virtuais com a equipe assistencial para troca de experiências das boas práticas assistenciais para prevenção das infecções relacionadas ao cuidado com a saúde e produção de infográficos sobre o tema;
  • 29 sessões virtuais de aprendizagem com assuntos relacionados à COVID-19;
  • Duas sessões remotas de imersão, em substituição às de aprendizagem presencial, com a participação de 998 profissionais;
  • Doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e notebook para 38 hospitais que até então não possuíam recursos tecnológicos para as interações virtuais;
  • Produção de 24 infográficos e três edições de um jornal digital com temas relacionados ao enfrentamento da pandemia.

Objetivo

Melhorar o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços ambulatoriais, diminuindo o tempo de espera para consultas com especialistas.

Os casos são classificados a partir de critérios de encaminhamento para priorizar os mais graves e resolver, ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS), as condições cabíveis de atenção primária à saúde. O médico pode fazer uma ligação para o núcleo de telessaúde do projeto e discutir a situação com um dos médicos teleconsultores como apoio na decisão pelo encaminhamento ou não ao especialista.

Em 2020, a iniciativa passou por mudanças importantes que incluíram uma execução colaborativa com os demais hospitais de excelência, totalizando cinco localidades de atuação: Recife (PE), Distrito Federal, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e todo o estado do Amazonas.

Resultados – 2020

484.921

casos regulados

5.278

teleconsultas

+ de 12.000

consultorias em tempo real

Redução

de tempo médio em dias de espera para consulta entre 53% e 84%, dependendo da localidade

COVID-19

Desde maio de 2020, o projeto incluiu o serviço de teleconsultas em nível nacional para evitar contatos físicos. Durante o atendimento por videochamada, o médico especialista, quando necessário, pode ajustar o tratamento do paciente realizando uma prescrição eletrônica, em conformidade com a legislação atual. Se precisar de consulta presencial, os teleconsultores direcionam o caso.

Objetivo

Promover treinamento e capacitação de instituições públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em atividades de transplantação, doação de órgãos e reabilitação intestinal, balizados pelas melhores práticas em saúde e pela assistência integral e de qualidade.

Realizações – 2020

2

procedimentos cardíacos

3

implantes de dispositivo de longa permanência

6

instituições capacitadas

61

profissionais treinados

72

transplantes pediátricos de fígado

Objetivo

Promover a retomada segura das atividades hospitalares eletivas anteriores à pandemia e apoiar a implementação de um plano de reabilitação em enfermaria para pacientes que saíram recentemente da UTI por conta da doença.

As principais entregas contemplaram:

  • Implementação de leitos de cuidados prolongados/reabilitação nos hospitais;
  • Melhoria funcional dos indivíduos internados;
  • Redução do tempo médio de permanência dos pacientes críticos crônicos pós-COVID-19;
  • Capacitação das equipes e Plano de Alta Segura, utilizando principalmente as metodologias Lean e Ágil, que evitam o desperdício de recursos dentro dos hospitais. Assim, a pessoa não permanece na UTI por tempo desnecessário à sua condição clínica, o que melhora o giro de leitos e estabelece uma linha de cuidado com segurança entre a terapia e a atenção primária.

Mesmo tendo início apenas no segundo semestre de 2020, o projeto capacitou 845 profissionais do SUS de cinco hospitais públicos em Brasília (DF), Contagem (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Palmas (TO) até o fim do mesmo ano.

Objetivo

Levar a abordagem dos cuidados paliativos a profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que atendem a pacientes em estado grave de saúde.

Dentro desse escopo, publicou-se um Manual de Cuidados Paliativos no portal do Ministério da Saúde com orientações práticas e atualizadas sobre essa temática, além de incluir tópicos sobre particularidades no contexto de COVID-19.

O projeto atuou diretamente em hospitais, ambulatórios e serviços de atendimento domiciliar da região de Ceilândia (DF) e de Sapopemba, em São Paulo (SP), com capacitação das equipes do SUS em cuidados paliativos e apoio na implementação de fluxos e protocolos.

Realizações – 2020

+ de 300

profissionais aprovados em treinamentos remotos

+ de 100

participantes de workshops práticos

6

de ferramentas de triagem de demandas de cuidados paliativos em todos os serviços beneficiados

Para 97,4%

dos participantes, o projeto promoveu uma mudança do olhar de um cuidado focado na doença para aquele centrado na pessoa

COVID-19

Durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto expandiu sua abrangência em 2020 e deu início a três novas ações: o Hotline UTI COVID-19, o TeleUTI COVID-19 e o Conectando Vidas.

O Hotline UTI COVID-19 estabeleceu um canal telefônico para comunicação entre os médicos do Sírio-Libanês e os profissionais do SUS para o esclarecimento de dúvidas e técnicas relacionadas ao manejo de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo SARS-CoV-2. Foram 60 chamadas no período de 9 de abril a 2 de julho de 2020.

Já o TeleUTI COVID-19 permitiu a realização de videoconferências entre médicos do Sírio-Libanês e aqueles dos hospitais do SUS de referência em COVID-19 para discussão de situações, alinhamento de tratamentos dos pacientes e suporte à equipe médica local, com o objetivo de diminuir o tempo de permanência, aumentar o giro dos leitos e ampliar o acesso à UTI. O Sírio-Libanês fez 4.806 visitas virtuais por videochamadas, com 962 indivíduos beneficiados.

O Conectando Vidas, por sua vez, atuou para otimizar a comunicação entre equipes médicas, familiares e pacientes em isolamento hospitalar a partir de chamadas de vídeo em tablets feitas com apoio de equipe dedicada, o que viabilizou o contato virtual entre paciente-família e equipe de saúde-família e ajudou a lidar com os sentimentos de ansiedade, luto, depressão e síndrome de estresse pós-traumático. A ação aconteceu em 37 hospitais públicos de referência em COVID-19, divididos em 10 estados, e beneficiou 2.700 pessoas em 9.459 chamadas.

Acolhemos as necessidades das famílias em vulnerabilidade social do nosso entorno, nos bairros paulistanos de Bela Vista, Consolação e República com ações voltadas para a promoção da saúde, qualidade de vida, educação e cultura. O projeto foi criado em 2001 pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

Em 2020, as atividades educacionais regularmente em curso passaram a acontecer de forma digital a partir de um canal criado no YouTube, para desenvolver aulas de música e violão; contação de histórias; práticas de condicionamento físico e dança; dicas de saúde e alimentação saudável; artes com material reciclado. Já são 412 inscritos. As visualizações superaram a marca de 34.000.

412

inscritos

+ de 34.000

visualizações

COVID-19

A pandemia do novo coronavírus em 2020 nos fez criar e atuar sobre um plano de ação para o Abrace seu Bairro. Logo no início, efetuamos um mapeamento de instituições ativas daquela região e entramos em contato com as lideranças comunitárias para identificar lacunas de assistência à população de cerca de 1.000 famílias cadastradas.

Os resultados nos levaram a definir as frentes estratégicas de trabalho:

Linhas de frente

Apoio às famílias do Abrace seu Bairro
Ações pautadas no diagnóstico realizado nas frentes voltadas à alimentação, apoio assistencial e geração de renda


517 Famílias

Apoio às Instituições parceiras
Apoio conjunto nas frentes de alimentação (envio de cestas), saúde mental e medicamentos


2.093 Famílias

Apoio à líderes comunitários
Envio de cestas básicas


+20 Líderes

População do bairro
Apoio recebido pelas instâncias anteriores


73.000 Moradores

Em convênio com a prefeitura municipal de São Paulo, mantemos dois Ambulatórios de Filantropia, no bairro paulistano da Bela Vista, para atender a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Oferecemos:

Consultas pediátricas nas áreas de obesidade e otorrinolaringologia;

Cirurgias de mama e atendimentos pós-operatórios a essas pacientes;

Exames de ultrassonografia em geral.

Em 2020, continuamos a participar do Corujão da Saúde, iniciativa do governo do estado de São Paulo que visa reduzir a fila de espera em exames e cirurgias. Nossa colaboração concentrou-se na oferta de cirurgias de câncer de tireoide.

Ambulatórios de Filantropia20192020
Consultas pediátricas (obesidade e otorrinolaringologia)1.886993
Consultas com equipe multiprofissional em pediatria3.3991.063
Consultas médicas e multiprofissionais voltadas aos pacientes de cirurgia de mama7.8725.064
Exames de ultrassonografia29.10714.062
Cirurgias de mama16382
Corujão da Saúde - Consultas médicas e multiprofissionais na área de tireoideNão se aplica309
Corujão da Saúde - Cirurgias de tireoideNão se aplica15

O IRSSL é a vertente social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, por ela mantido desde 2008. Como Organização Social de Saúde (OSS), tem a missão de oferecer a mesma excelência administrativa e operacional do Hospital Sírio-Libanês para instituições públicas de saúde nas esferas municipais e estaduais.

Calor humano e relevância para as comunidades atendidas são marcas do Instituto, que gerencia cinco unidades, sendo quatro delas certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o principal selo brasileiro de qualidade na área da saúde. A gestão do IRSSL ocorre de forma independente, com um plano de metas e a prestação de contas mensal aos governos do estado de São Paulo e do município de São Paulo.

Atendimento a crianças e adolescentes na capital paulista para 21 especialidades. É referência em tratamento de doenças hepáticas, fissura labiopalatina, malformação congênita ortopédica e é um dos poucos centros especializados no tratamento de crianças com Síndrome do Intestino Curto no país. Completou 60 anos de existência em 2020 e evoluiu para o nível 2 na certificação ONA.

COVID-19

Referência para atendimento pediátrico para COVID-19, com fluxos redefinidos.

Serviço estadual de tecnologia de ponta na reabilitação de pacientes com deficiência física, doenças incapacitantes e severas restrições de mobilidade. Possui a certificação internacional Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF) desde 2019.

Unidade estadual de atendimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, inclusive com cirurgias cardíacas de revascularização do miocárdio.

COVID-19

Apoio ao Hospital São Vicente, revertendo-se temporariamente para atendimento de pacientes clínicos.

Principal unidade estadual de atendimento geral de saúde a cerca de um milhão de habitantes da região do extremo sul da cidade de São Paulo.

COVID-19

Hospital preferencialmente não COVID-19, porém com porta aberta. Estruturados 10 leitos de UTI COVID-19 e 30 leitos de internação.
O Sírio-Libanês construiu um hospital de campanha ao lado desta unidade que abrigou entre 80 e 100 leitos e contou com doações de empresas.

Centro estadual de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade, para diversas especialidades médicas, multidisciplinares e exames, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo.
Em 2020, implantou serviços cirúrgicos de maior complexidade (tratamento de retina e cirurgia de catarata).

Mesmo com as dificuldades pelo enfrentamento à pandemia, as entregas de 2020 foram bastante importantes para a evolução e os resultados do IRSSL:

  • Campanha institucional de reforço aos valores e ao senso de pertencimento;
  • Organograma mais enxuto, com priorização de dois níveis de liderança;
  • Novo modelo de governança com aproximação do Conselho de Administração à gestão;
  • Resultado superavitário em todas as unidades;
  • Implantação da área de Compliance;
  • Revisão do planejamento estratégico e do orçamento;
  • Estreitamento das relações políticas com o estado de São Paulo e os municípios onde estão localizados os hospitais;
  • Estudo de viabilidade para novos negócios, com foco em consultoria;
  • Criação do canal de comunicação Instituto em Foco, para prestação de contas periódica aos conselheiros, associadas e Conselhos do Hospital Sírio-Libanês;
  • Desenho do plano de retomada nas unidades para recuperação de metas de desempenho para o pós-COVID-19;
  • Número significativo de doações de empresas e pessoas físicas;
  • Academia do conhecimento, com plataforma de ensino a distância para a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Programa interno de reconhecimento.

2.531

Colaboradores CLT (incluindo médicos)

524

Leitos Operacionais

80

Leitos Unidade Crítica

19.259

Procedimentos Cirúrgicos / ano

28.546

Internações / ano

19

Salas Cirúrgicas

144.176

Atendimentos Pronto-Atendimento / ano

132.336

Consultas médicas / ano

187.240

Exames de imagem / ano

1.231.451

Exames laboratoriais / ano

COVID-19

  • 906 pacientes confirmados com COVID-19;
  • 814 pacientes internados (altas);
  • 92 óbitos;
  • 166 pacientes tratados em UTI;
  • Realização de 2.295 exames RT-LAMP (coleta de saliva);
  • 564 colaboradores confirmados com COVID-19;
  • Apoio psicológico aos colaboradores e familiares;
  • Ampliação dos serviços de Medicina do Trabalho nas unidades;
  • Entrega de máscaras de tecido aos colaboradores;
  • Criação de protocolo de atendimento ao colaborador com síndrome gripal.
Hospital Geral do Grajaú
Hospital
Regional de
Jundiaí
AME Dra
Maria
Cristina Cury
Serviço de
Reabilitação Lucy
Montoro Mogi Mirim
Hospital
Municipal Infantil
Menino Jesus
Total
Média
2018201920202018201920202018201920202018201920202018201920202018201920182019
Total de Leitos de Internação*342298322136120120000000647282542490
Total de Leitos Unidade Crítica*4044441616160000002020207680
Total de Salas Cirúrgicas*6666661120005551818
Total de Internações/ mês19.72619.67016.74411.36112.3168.6810000003.1513.4673.12134.23835.4532.8532.941
Total de Saídas/ mês (clínica + cirúrgica)17.02719.70216.7887.9768.5107.3640000002.7133.4762.62027.71631.6882.3102.606
Total de Cirurgias/ mês5.0525.2906.02710.39611.0706.6493.4863.6333.9920004.8374.5852.59123.77124.5781.9812.068
Total de Consultas médicas/ mês00042.96743.55425.08884.37089.95173.2174.7354.7403.85158.60262.35930.180190.674200.60415.89016.922
Total de Consultas não médicas/ mês0007.6008.6893.52252.96754.87647.63915.74313.18110.80025.17621.1477.076101.48697.8938.4578.767
Total de Atendimentos Pronto Socorro/mês161.187151.310118.5551.0391.3191.54700000058.86453.71924.074221.090206.34818.42417.149
Total de Exames laboratoriais/mês831.022835.992838.94323.38225.13810.929132.989113.92592.549000251.624329.756289.0301.239.0171.304.811103.251105.216
Total de Exames de imagem/mês178.157172.144154.8059.96110.9537.4085.6385.9115.71200038.21935.00419.315231.075224.01219.33117.977
Número total de pessoas atendidas1.275.8111.277.3301.205.88070.17473.03422.9009349499495135.92219.83019.05312.016136.700133.50866.3721.596.0091.602.420133.001130.566
Colaboradores CLT**1.2561.3491.3402993573761531391245660583905205332.2362.525

Notas da tabela

2018

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês é responsável pela gestão de cinco unidades públicas estaduais e municipais de saúde. Em 2018, ano em que o IRSSL completou 10 anos, três unidades públicas conquistaram a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA): AME Dra. Maria Cristina Cury (ONA Nível 1), Hospital Regional de Jundiaí (ONA Nível 2) e Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (ONA Nível 1). A ONA é uma entidade criada em 1999 que certifica a qualidade dos serviços de saúde prestados no país e tem sua metodologia reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação. O processo de acreditação é composto por um rol de procedimentos e normas do Ministério da Saúde para a melhoria contínua dos atendimentos e da segurança do paciente.
No IRSSL, as avaliações foram realizadas pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora homologada pela ONA. Embora seja voluntário, o processo para obtenção do selo é rigoroso.
Em dezembro foi a vez do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, localizado em Mogi Mirim, que recebeu o grau máximo da acreditação CARF (Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities), válida por 3 anos. A conquista da CARF consolida o trabalho realizado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) desde 2012 na unidade, em conjunto com o Sírio-Libanês. No Brasil são apenas 10 unidades certificadas pela CARF, todas localizadas no estado de São Paulo.
Para receber o selo, a unidade cumpriu cerca de 2 mil padrões estabelecidos no manual de qualidade da CARF, como a manutenção regular dos equipamentos, a atualização de todos os procedimentos aplicados nos programas e o levantamento de indicadores claros e precisos, amparando-se, fundamentalmente, em três pilares: estrutura, processos e resultados.

2017

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) é uma Organização Social de Saúde criada para fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês. Tem a missão de reproduzir a excelência administrativa e operacional da Instituição nos equipamentos de saúde pública que administra. A entidade atua de forma direta nas esferas da saúde pública estadual e municipal, assumindo a gestão e operacionalização de hospitais públicos.
Como organismo independente, tem governança própria e o modelo de gestão adotado prioriza resultados assistenciais, atendimento e transparência na prestação de contas aos gestores do poder público. Em 2017, passou por uma acentuada alteração no modelo de governança para garantir o intercâmbio de processos, práticas e experiências oriundas do Sírio-Libanês, por meio de processos matricializados e como forma de garantir simetria às operações do instituto em relação ao mantenedor.
O instituto tem sob sua responsabilidade quatro equipamentos públicos estaduais e um municipal (veja descrição e destaques no quadro). Em 2017, essas unidades foram responsáveis pela realização de quase 1,5 milhão de exames e 32 mil internações, atendendo a aproximadamente 12,5 mil pacientes/ dia por ano.

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Atende mais de 20 especialidades pediátricas em diversas modalidades. Por meio de recursos do PROADI-SUS, presta atendimento pré e pós-operatório do programa de Transplante Hepático Infantil e da Reabilitação Intestinal do SUS. Em 2017, realizou 3.495 internações, 5.176 procedimentos cirúrgicos, 68.899 consultas médicas, 61.296 casos de pronto atendimento, 231.538 exames laboratoriais e 40.126 de imagem.

Hospital Geral do Grajaú
Ao assumir a unidade estadual de assistência médico-hospitalar de referência no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, o IRSSL priorizou a recuperação da gestão e saúde financeira do órgão. A renovação da unidade incluiu a reforma do pronto-socorro e instalação de 14 novos leitos na UTI adulto. Atualmente, há 345 leitos instalados, 40 leitos na unidade crítica e seis salas cirúrgicas. No último ano, foram realizados 5.395 procedimentos cirúrgicos, 19.042 internações, 160.093 casos de pronto atendimento, 897.697 exames laboratoriais e 167.931 exames de imagem.

Hospital Regional de Jundiaí
Referência para os municípios da rede regional, o hospital especializado em atendimento de média complexidade e cirurgia eletiva, teve uma ampliação de 70 para 130 leitos em 2017. Em seu desempenho, registra 9.272 internações, 8.480 procedimentos cirúrgicos, 332.150 consultas médicas, 821 casos de urgência/ emergência, realizou 16.659 exames laboratoriais e 8.058 exames de imagem.

AME Dra Maria Cristina Cury
Localizado no bairro de Interlagos, na capital paulista, a unidade de atendimento ambulatorial atua na rede básica com oferta de 15 especialidades médicas, equipes multidisciplinares e exames. Em 2017, implantou melhorias na gestão de pessoal, processos administrativos e instalações físicas e desenvolveu a Cartilha do Prontuário do Paciente. Como resultado operacional, realizou 84.168 consultas médicas, 3.466 procedimentos cirúrgicos, 160.093 casos de pronto atendimento, 127.733 exames laboratoriais e 5.372 exames de imagem.

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim
Voltado para o atendimento de pessoas com necessidades especiais, a unidade é um centro de reabilitação multidisciplinar, com ambulatório e serviços de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Em 2017, realizou cerca de 393 consultas médicas e 961 não-médicas mensais, além de 1,8 mil procedimentos.

Acolhemos os pacientes e seus acompanhantes com empatia para que a experiência no ambiente hospitalar seja melhor. Estamos presentes em Brasília (DF), nas unidades I e II e no hospital, e em São Paulo (SP) no complexo hospitalar Bela Vista, na unidade Itaim e no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).

326

voluntários

7.727

horas dedicadas*

*Em função da pandemia, interrompemos nossas atividades presenciais em 15 de março de 2020, mas os voluntários participaram virtualmente de todas as ações sociais do Hospital Sírio-Libanês para as quais foram solicitados.

Também comercializamos peças produzidas por voluntários na loja de conveniência do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, cujos resultados se transformam em doações significativas para as unidades geridas pelo IRSSL.

Produtos de higiene, aparelhos ortopédicos, palmilhas e órteses para suprir necessidades de algumas crianças internadas no Hospital Menino Jesus, 98 agasalhos, 200 cobertores, 100 cobertores de berço, 295 cestas básicas e 80 cestas de higiene (para o Serviço Social oferecer aos familiares mais vulneráveis dos pacientes internados), além de itens de decoração para as festividades durante o ano.

300 agasalhos e 400 cobertores.

Enxovais de bebê para a maternidade, produtos de higiene, 89 agasalhos, 50 cobertores, 460 cestas básicas e 80 cestas de higiene (para o Serviço Social oferecer aos pacientes internados mais vulneráveis).

90 enxovais de bebê e produtos de higiene.

490 cestas básicas e 80 cestas de higiene (para serem distribuídas às pessoas da comunidade da Bela Vista).

Vídeos Relevantes em 2020