A humanização na experiência do paciente dentro do Hospital Sírio-Libanês nos levou a uma mudança na estruturação e denominação desse trabalho dentro da instituição em 2020, quando ampliamos o olhar e o escopo para todos os envolvidos no tratamento de saúde: pacientes, familiares, médicos e colaboradores, justamente porque essas vivências individuais são totalmente interdependentes.
Objetividade das terapias disponíveis
Subjetividades que envolvem o cuidado com o paciente
Pertinência dos tratamentos repensada
Resultado
Planejamos diversas ações para 2020 em intersecção com outras áreas do Hospital Sírio-Libanês:
A pandemia nos obrigou a postergar algumas dessas iniciativas para 2021 devido à sobrecarga de trabalho principalmente para o corpo clínico e as equipes assistenciais. Em contrapartida, emergiram temas como segurança psicológica, saúde mental, equilíbrio entre a vida profissional e familiar, trabalho em home office, isolamento social, reconhecimento pessoal, mais acesso e comunicação a distância com famílias de pacientes, os quais precisaram ser abordados de maneira bastante conectada entre as áreas do Hospital Sírio-Libanês.
Notadamente, os maiores desafios do ano nessa esfera foram a atenção com a sobrevivência e a segurança de colaboradores e corpo clínico durante a pandemia e a necessidade de integração de práticas de cuidado que conduzimos internamente, criando pontes entre os médicos, os profissionais de assistência e as pessoas hospitalizadas.
Valorizamos ouvir a opinião de pacientes e clientes sobre os nossos serviços por meio de distintos mecanismos e metodologias que nos ajudam a implementar e acompanhar melhorias.
Avaliação do Consumidor para Serviços Hospitalares e Sistemas Relacionados (HCAHPS*)
Dimensões do HCAHPS | De abril a 01/12/2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Comunicação do enfermeiro | 87 | 87 | 87 |
Comunicação do médico | 92 | 92 | 94 |
Responsividade da equipe | 73 | 75 | 70 |
Gestão da dor | 70 | 74 | 71 |
Comunicação sobre medicação | 61 | 61 | 63 |
Ambiente hospitalar | 77 | 78 | 76 |
Informação de saída | 68 | 71 | 73 |
Transição do cuidado | 68 | 70 | 70 |
Avaliação geral do hospital | 84 | 88 | 88 |
*Este indicador é uma requisição da Centers for Medicare and Medicaid Services (CMS), aplicada em hospitais dos Estados Unidos e, desde 2018, no Sírio-Libanês.
Alguns indicadores atrelados ao Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares não serão mais reportados a partir de 2020 em função da sua descontinuação.
Nossas práticas médico-assistenciais buscam os melhores graus de desempenho e tomam como base índices internacionais na área da saúde, sempre com o olhar para o paciente de forma integrada. Por essa razão, criamos o Instituto de Qualidade e Segurança (IQS) em 2018, que unifica as atividades fundamentais do ciclo de atendimento hospitalar por nós realizado.
A gestão da qualidade dos serviços prestados pelo Sírio-Libanês tem base no cuidado com o paciente com segurança, efetividade, eficiência e equidade, a partir da administração de: documentos, processos, indicadores de desempenho, auditorias, ao lado da interação com órgãos externos e comissões obrigatórias que por lei os hospitais devem ter, tais como:
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Comissão de prontuários, de óbitos, de transplantes, de hemotransfusões, entre outras.
A adoção de dinâmicas de melhoria contínua garante nosso padrão elevado, que busca envolver o paciente de forma ativa nas ações relacionadas à prevenção e ao tratamento. Fomos uma das primeiras instituições brasileiras acreditadas, ainda em 2007, pela Joint Commission International (JCI) e implementamos padrões internacionais de gestão ambiental e segurança no trabalho, entre outros.
Taxa de conformidade nos padrões internacionais JCI (2020):
No ano de 2020, recebemos a visita dos avaliadores da JCI para verificação dos padrões de qualidade, e este ano foi nosso melhor resultado da trajetória de acreditação pela JCI. Mesmo durante a pandemia, mantivemos o mais alto nível de segurança e qualidade e fomos reacreditados com muitos comentários positivos dos auditores.
Nossa trajetória de controle permanente da qualidade foi marcada, em 2020, pela inclusão da unidade Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF) na acreditação pela Joint Commission International (JCI), em plena crise de enfrentamento à pandemia, tornando-se o primeiro hospital da região Centro-Oeste a obter esse selo de reconhecimento.
A área de Oncologia está em preparação para a acreditação pela Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT), um organismo internacional que, desde 1996, estabelece padrões para a prática laboratorial e médica em terapias celulares.
Para aprimorar de maneira específica as áreas de assistência à saúde, em 2007, o Hospital Sírio-Libanês incorporou em seus processos as normas abordadas no manual de acreditação da Joint Commission International (JCI) como forma também de elevar sua referência para as práticas cotidianas:
Em todos os procedimentos realizados no Sírio Libanês são avaliados a saúde e segurança do paciente.
Desde o início da pandemia, estamos atentos em zelar pela segurança dos nossos colaboradores e pacientes, compartilhando conhecimento e unindo forças contra o novo coronavírus.
Para concentrar as iniciativas nessa linha, lançamos o Programa Proteger, que promove ações de cuidado para que não haja relaxamento das medidas de segurança no dia a dia. São elas, por exemplo: visitas diárias nas áreas para orientar/conscientizar sobre comportamento seguro e distanciamento físico e verificar o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, treinamentos para esta utilização, assistência psicológica e médico-hospitalar.
Com foco na segurança e qualidade para o cuidado à saúde, trabalhamos continuamente para identificar e tratar riscos, especialmente nas áreas assistenciais, e diminuir quaisquer danos ao paciente de modo que sua experiência dentro da instituição seja satisfatória. Isso vale também para as redes de unidades de atenção primária dentro de empresas, na modalidade da Saúde Populacional.
O controle dos riscos acontece por meio de um sistema informatizado (SAS) que permite mapeamentos bianuais, identificação e análise de incidentes e eventos adversos, como os quase erros, rondas educativas setoriais mensais, além de planos de ação corretivos. Tudo isso deve atender às metas estratégicas em busca de resultados de excelência, sem desperdício e com a satisfação do paciente, fortalecendo a cultura institucional de segurança em todos os níveis.
Em 2020, o Sírio-Libanês alcançou 11.889 notificações válidas, as quais podem identificar as oportunidades de melhoria e as ações de correção antes mesmo de gerar algum dano assistencial. O volume, muito positivo, foi menor do que em 2019 devido ao impacto da pandemia, que exigiu dedicação intensa e manutenção da segurança assistencial. Pensando nisso, foi implantada a notificação de ocorrência pelo Assistente Pessoal Digital, que também possibilita fazer registros por comando de voz.
Ao longo do ano, foram mais de 32 análises de causa-raiz, com metodologia baseada na parceria com as instituições britânicas Armstrong Institute e Johns Hopkins Medicine, desde 2019, para identificar a razão de eventos adversos com dano grave e catastrófico ao paciente. Foram elaboradas 71 ações de correção, das quais sete vieram canceladas e justificadas, permanecendo 64 como válidas, com porcentagem de entrega de 81% até o final de dezembro de 2020.
A colaboração desses centros de saúde estrangeiros com o Hospital Sírio-Libanês também se dará por treinamentos profissionais das lideranças assistenciais para implementação de programa de segurança para tratamento dos defeitos e problemas das unidades assistenciais e pela criação conjunta de um modelo que eleve o hospital ao status de Organização Altamente Confiável (em inglês, High Reliability Organization), resultado que dependerá de esforço e sinergia entre a Diretoria Executiva, a Governança Clínica e a Diretoria Assistencial. Essa conjuntura será capaz de posicionar a instituição como principal referência na América Latina nesse quesito a partir de 2021.
Os eventos adversos com pacientes que podem gerar risco de imagem e judicial para a instituição recebem atenção especial do Hospital Sírio-Libanês com o intuito de acolher e atenuar a experiência negativa dessas pessoas e de seus familiares e, consequentemente, melhorar processos assistenciais e operacionais internos e em relação à segurança do paciente. Uma ferramenta estratégica importante adotada pela instituição é a mensuração dos valores gastos com tais situações.
Em 2020, o Hospital Sírio-Libanês optou por estender a ferramenta de disclosure aos pacientes que tiveram uma vivência ou percepção ruim do ponto de vista assistencial e não apenas àqueles que sofreram evento adverso na Instituição. Esta iniciativa aumentou em 35% o número de disclosures comparativamente ao ano anterior e trouxe um retorno ao hospital de 47% dos pacientes que foram acolhidos desta maneira. Outro destaque importante foi o aprimoramento do fluxo com a seguradora Chubb para viabilizar o primeiro pagamento de indenização para ressarcimento de despesas com um paciente afetado.
Despesas com eventos adversos (R$ MM) – 2020
por tipo de intercorrência
Temos por prática acolher no ambulatório de segunda vítima, criado em 2018, todos os nossos profissionais que manifestem qualquer sofrimento psicológico oriundo de ocorrência imprevista e indesejável que resultou em dano ao paciente (primeira vítima).
Diante das reações relatadas comumente, tais como medo, culpa, vergonha, insegurança, raiva, ansiedade, alteração de sono e comprometimento da satisfação no trabalho, oferecemos suporte psicológico ou psiquiátrico, a depender da necessidade e da duração do tratamento gerenciado.
Em 2020, o ambulatório passou a mensurar as queixas recorrentes dos colaboradores para entender melhor os fatos e as dificuldades emocionais e, com isso, prestar-lhes o atendimento mais adequado.
Atendimentos (2018-2020)
31 colaboradores atendidos no ambulatório de segunda vítima
Relacionados aos eventos adversos
Relataram os sintomas: ansiedade, medo e insônia
Necessitaram de acompanhamento psiquiátrico com uso de medicação
Necessitaram de afastamento superior a cinco dias
Os protocolos são diretrizes importantes para a padronização de condutas clínicas. Apresentamos protocolos gerenciados com indicadores auditados e publicados tanto nas unidades de São Paulo (SP) como em Brasília (DF), garantindo atendimento adequado com qualidade e segurança.
O termo tromboembolismo venoso (TEV) inclui duas condições recorrentes entre os indivíduos hospitalizados: a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), sendo a causa de morte evitável mais comum nos hospitais.
Pelo protocolo utilizado no Sírio-Libanês, um dos indicadores é a porcentagem de pacientes clínicos que seguiram a recomendação de uso de medicamentos anticoagulantes (quimioprofilaxia) para prevenção de TEV durante a internação.
A meta para 2020 foi revista e passou de 75% para 78%, baseada em benchmarking internacional. Os resultados mostram que a taxa de pacientes clínicos com quimioprofilaxia de TEV adequada tem se mantido acima da meta. A comparação também é realizada com dados dos hospitais do Reino Unido.
Porcentagem de pacientes clínicos com indicação e uso da quimioprofilaxia de acordo com a recomendação do protocolo
A redução do risco de infecção na ferida operatória com profilaxia antibiótica também segue protocolo embasado em estudos que demonstram que a administração do antibiótico profilático próxima ao início da cirurgia é mais eficaz.
O Hospital Sírio-Libanês vem atingindo índices superiores às referências internacionais ao avaliar a proporção de pacientes que receberam o antibiótico profilático adequado no tempo preconizado, ou seja, nos 60 minutos que antecedem a incisão cirúrgica.
Taxa de administração de antibiótico profilático no tempo preconizado
*A meta estabelecida de 90% é baseada em benchmarking internacional.
Esse tipo de infecção ocorre após a cirurgia, na parte do corpo onde foi realizado o procedimento. O Hospital Sírio-Libanês adota como fatores de prevenção: procedimentos padronizados segundo as boas práticas internacionais, treinamento e atualização dos cirurgiões, anestesistas e equipe multiprofissional que atendem o paciente em todo o período perioperatório e uso de produtos de boa qualidade.
*Os dados deste indicador referem-se até o terceiro trimestre de 2020, visto que as infecções de sítio cirúrgico podem ocorrer até 90 dias após a intervenção.
A sepse é uma das principais causas de mortalidade hospitalar. Por isso, medimos o resultado do tratamento dos pacientes com infecção por meio da porcentagem daqueles que evoluíram a óbito em decorrência dessa doença.
Os números do Hospital Sírio-Libanês passam por comparação periódica com dados de instituições do Brasil e do exterior e são considerados de excelência, com a meta de 25% definida por benchmarking internacional.
Em 2020, a taxa de mortalidade hospitalar dos indivíduos admitidos no Pronto Atendimento com sepse foi de 14,11% no Complexo Hospitalar da Bela Vista e 6,36% no Hospital Sírio-Libanês em Brasília.
Taxa de mortalidade de pacientes com sepse ou choque séptico identificados no PA – Unidades Bela Vista e Brasília
O Hospital Sírio-Libanês sempre se atentou para a evolução e efetividade dos tratamentos, desde a internação até a alta. Ao estender essa atenção para o período pós-alta, em 2017, foi o primeiro hospital do Brasil a assinar uma parceria com o International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM), tornando-se membro patrocinador do consórcio.
Avaliamos os desfechos das doenças mais frequentes a partir do acompanhamento dos resultados clínicos imediatos ao longo do tratamento e pós-alta, mensurando-se qualidade de vida e funcionalidades dos pacientes. Essas apurações municiam o corpo clínico, a Governança Clínica e a Diretoria Assistencial para construir uma melhor prática assistencial e seus processos. Desde o início, incluímos mais de 12.300 pacientes para acompanhamento do desfecho clínico.
Em 2020, iniciamos o acompanhamento de pacientes internados por COVID-19 em dois momentos pós-alta, avaliando qualidade de vida e aspectos psicológicos, além de persistência de sintomas e tratamentos adicionais.
A preocupação com o bem-estar do paciente após a realização de exames invasivos nos levou a estruturar, em 2018, uma área com a finalidade de ser um ponto de contato entre os pacientes e a instituição em caso de sinais e sintomas não esperados, como febre, sangramentos e dor.
Esse cuidado é dirigido a quem passou por procedimentos endoscópicos, exames e procedimentos do Centro de Intervenção Guiada por Imagem (CIGI) e ecocardiograma transesofágico e sob estresse.
Em 2020, foram aproximadamente 7.800 contatos com pacientes após exames e procedimentos realizados nos ambulatórios. Desses, 54 (0,7%) receberam orientação de retorno para avaliação, sendo que 19 (0,3%) efetivamente o fizeram.
O Hospital Sírio-Libanês agrega as diversas disciplinas da saúde na assistência ao paciente, com um olhar integrado e multiprofissional associado ao cuidado individualizado de acordo com as necessidades da pessoa atendida.
Em 2020, com a confirmação e o posterior agravamento da pandemia de COVID-19, as equipes assistenciais dos hospitais de São Paulo (SP) e Brasília (DF) foram as mais afetadas direta e significativamente dentro da dinâmica hospitalar pelo trabalho intenso na linha de frente, em conjunto com o corpo clínico. A capacidade operacional na unidade paulista aumentou em 30%, com a abertura de aproximadamente 500 postos de trabalho.
Os aspectos psicológicos e de integridade física desses grupos abalaram-se de imediato, tornando-se um dos principais desafios ao lado da rotatividade de colaboradores. A comunicação ágil e padronizada também foi prioritária em função da abrangência da crise e da necessidade de atualização de novos procedimentos, protocolos e orientações de segurança no atendimento a pacientes confirmados ou não.
Por tudo isso, criamos um Núcleo de Monitoramento Assistencial que trabalhou em conjunto com o Comitê de Gerenciamento de Crise para a gestão de: recursos humanos e materiais, treinamento e desenvolvimento dos profissionais e adequação de processos assistenciais.
As equipes colaboraram ativamente com o planejamento das ações em todas as frentes.
Adotamos com maior ênfase:
A COVID-19 e as informações de confiança duvidosa contribuíram para reafirmarmos nossa vocação como instituição geradora do conhecimento. A reestruturação em duas unidades de negócio – de um lado, ensino e consultoria e, de outro, pesquisa e desenvolvimento – está mais ligada a um novo modelo de gestão e de transformação cultural.
O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa reflete o posicionamento integrado em produção e compartilhamento de conhecimento científico de alta qualidade e relevância para profissionais de saúde dentro e fora do Brasil e para variados públicos de interesse.
A aceleração no processo de transformação digital também ocorreu em 2020. Por meio do ensino a distância e de diversas plataformas digitais, ultrapassamos as fronteiras físicas e, de forma mais ágil e abrangente, disponibilizamos estudos, conteúdos e informações especializadas, acompanhando uma necessidade da comunidade médica e científica e da sociedade em geral.
Para contribuir com essa agenda, a consultoria integrou-se ao Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa a partir do entendimento de que esse trabalho coloca em prática o conhecimento adquirido e disseminado pela pesquisa e pelo ensino, unindo as três frentes. O movimento também é orientado para atender às expectativas de uma crescente demanda de mercado em 2021.
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