Capital humano

Cuidado centrado no colaborador

GRI 403-5

Em tempos de crise, vivemos a prova exata de que juntos somos mais fortes e melhores. A pandemia do novo coronavírus exigiu que aplicássemos ao máximo o senso de equipe e o espírito de colaboração. Fizemos do nosso propósito institucional o nosso dia a dia, enfrentando enormes desafios em todas as áreas do Sírio-Libanês para entregar aos pacientes a assistência adequada à saúde. Os resultados mostraram que o esforço conjunto valeu a pena.

Perfil

8.336

pessoas contratadas em regime CLT em jornada integral e de meio período;

6 anos

é o tempo médio de casa;

65%

são mulheres;

53%

estão na faixa etária entre 28 e 40 anos; e

59%

possuem o ensino médio completo.


Faixa etária

Grau de instrução

Cálculo: Taxa de rotatividade = ((adm+dem)/2)/HC*100

Colaboradores GRI 102-8
2018
2019
2020
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Diretoria
16
8
17
8
11
8
Gerência
32
45
32
50
28
42
Chefia/Coordenação
74
111
53
105
48
103
Técnica/Supervisão
687
1.334
851
1.639
842
1.758
Administrativo
502
764
434
964
564
969
Especialista/Analista
559
1.471
777
1.989
733
1.904
Operacional
599
468
767
549
623
617
Aprendizes
36
74
42
74
30
56
Estagiários
10
15
14
21
30
14
Subtotal
2.515
4.290
2.987
5.399
2.909
5.471
Total
6.805
8.386
8.380

Colaboradores/Região GRI 102-8
2018
2019
2020
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Sudeste
2.432
4.140
2.760
4.902
2.598
4.871
Centro-Oeste
83
150
227
497
281
586
Subtotal
2.515
4.290
2.987
5.399
2.879
5.457
Total
6.805
8.386
8.336

Colaboradores/Contrato de trabalho

GRI 102-8

2018

2019

2020

Em 2020, o Hospital Sírio-Libanês teve 431 colaboradores em regime de contrato por prazo determinado, sendo distribuídos:
Por gênero: Homens – 92 | Mulheres – 339
Por região: Sudeste – 324 | Centro-Oeste – 107

*Os dados apresentados foram gerados através do banco de dados de colaboradores do sistema Sênior.

GRI 403-5

Remuneração e benefícios

Em 2020, o Hospital Sírio-Libanês implantou uma nova política de mérito e promoção, além de adicionar o benefício de auxílio home office aos colaboradores que foram designados para trabalhar em casa em função da pandemia do novo coronavírus.
Em nossa política, todos os colaboradores contratados no regime CLT em tempo integral têm direito aos seguintes benefícios, alguns extensíveis a seus dependentes:

  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Assistência médica;
  • Licença-maternidade/paternidade;
  • Assistência odontológica;
  • Vale-refeição (exceto para o Complexo Hospitalar da Bela Vista, onde há refeitório);
  • Creche para crianças até quatro anos (exclusivo para colaboradores do sexo feminino);
  • Auxílio-creche para filhos até seis anos;
  • Seguro de vida;
  • Assistência funeral;
  • Convênio farmácia;
  • Gympass;
  • Auxílio home office.

Atração de talentos

Nossa gestão de talentos contempla o recrutamento, a seleção e atração de profissionais preparados para atender aos padrões de excelência da instituição.

Número de contratações
2017
2018
2019
2020
Por gênero
Homens
471
360
726
508
Mulheres
694
608
1.491
1.303
Por faixa etária
Abaixo de 30 anos
693
417
935
700
Entre 30 e 50 anos
461
534
1.245
1.077
Acima de 50 anos
11
17
37
34
Por região
Sudeste
471
360
1.617
1.560
Centro-Oeste
694
608
600
251
Número de desligamentos
2017
2018
2019
2020
Por gênero
Homens
363
324
325
360
Mulheres
448
553
523
663
Por faixa etária
Abaixo de 30 anos
395
322
183
177
Entre 30 e 50 anos
383
493
627
614
Acima de 50 anos
33
62
38
232
Por região
Sudeste
783
848
762
891
Centro-Oeste
28
29
86
132
Taxa de rotatividade GRI 401-1
2017
2018
2019
2020
Por gênero
Homens
14,80
37
19,60
15,20
Mulheres
10,60
63
21
18,60
Por faixa etária
Abaixo de 30 anos
23,30
37
37,80
24,24
Entre 30 e 50 anos
8,70
56
17,60
15
Acima de 50 anos
5,70
7
5,50
19,21
Por região
Sudeste
12
97
17,60
16,75
Centro-Oeste
14,80
3
47,90
23,22

Cálculo: Taxa de rotatividade = ((adm+dem)/2)/HC*100

Em 2020, em função do enfrentamento à pandemia, o setor da saúde sofreu grandes movimentações e uma alta demanda por pessoas com qualificação para atuação na área, o que tornou o mercado fortemente competitivo. Nosso maior desafio foi manter os quadros assistenciais diante desse contexto, reforçando inclusive o apoio psicológico a essas equipes, que trabalharam sob pressão e estresse ao longo do ano inteiro. A digitalização também passou a fazer parte dos processos seletivos devido à necessidade de distanciamento social. Temas como saúde mental, bem-estar e ambiente de trabalho híbrido ainda entraram no nosso cotidiano.

Também por isso implantamos algumas ações:

  • Ponto virtual;
  • Novas políticas de: ponto e sobreaviso; férias; recrutamento interno; demissão com guia de demissão humanizada;
  • Criação do módulo de recrutamento no SAP;
  • Guia para gestores sobre medidas disciplinares.

Treinamento e desenvolvimento

GRI 103-2, 103-3

O envolvimento com os colaboradores acontece logo na integração ao ambiente de trabalho e passa por todo o processo individual de capacitação, avaliação, reconhecimento e desenvolvimento da sua carreira na instituição.

A necessidade do distanciamento social em razão da pandemia e a migração de centenas de colaboradores para o trabalho remoto motivou, especialmente, o aumento de ofertas de treinamentos a distância e a conversão de diversos programas já oferecidos pelo Sírio-Libanês para o formato digital, tais como:

  • Trilha digital de integração institucional #AgoraSouSírioLibanês;
  • Integração de terceiros em formato on-line;
  • 26 novos treinamentos comportamentais, em um total de 43 cursos ativos na plataforma de ensino a distância, com foco nas competências institucionais e temas como home office, transformação digital, gestão financeira, entre outros;
  • Encontros virtuais por meio de plataformas externas para tratar de temas como modelo de gestão, comunicação e competências institucionais;
  • Código de Conduta digital em substituição ao modelo impresso;
  • Cursos de reciclagem sobre NR-10 e NR-35 em formato on-line;
  • Revitalização de cinco cursos obrigatórios de saúde e segurança para plataforma digital (Brigada de incêndio; NR-32 para Administrativo e Apoio; Suporte básico de vida; Suporte à vida adulto e Suporte à vida pediátrico);
  • Desenvolvimento de curso de segurança da informação (após tentativa de ciberataque).

Essas ações impulsionaram a busca e realização de treinamentos on-line, sendo possível atingir um maior número de pessoas. Em 2020, 97% dos nossos colaboradores participaram de pelo menos um curso na nossa plataforma de ensino a distância, levando ao total de mais de 88.000 treinamentos concluídos.

Número médio de horas de treinamento por ano por empregado
GRI 404-1
Treinamentos
2017
2018
2019
2020
Diretoria
49,85
37,71
22,26
8,86
Gerência
122,80
44,17
33,63
9,10
Chefia/Coordenação
95,80
43,74
35,56
11,94
Técnica/Supervisão
43,76
43,06
48,75
54,54
Administrativo
27,96
21
11,98
9,98
Especialista/Analista
57,10
47,75
35,39
35,85
Operacional
49,24
21,57
22,3
18,38
Aprendizes
15,41
22
14,65
11,07
Estagiários
0,55
33
17,89
12,91
Total
46,60
36,60
32,99
33,71
Treinamentos em políticas e práticas relacionadas a aspectos de direitos humanos 
Horas de treinamento

% de colaboradores treinados

* Em 2020, retiramos o treinamento EAD de diversidade por estar desatualizado; também deixamos de computar horas de integração nesse indicador, por isso a redução das horas. Em 2021, a previsão é retornar com as capacitações sobre o tema.

Outra ação relevante foi a revisão das competências em conjunto com os gestores e Comitê Executivo para haver mais conexão com os objetivos organizacionais e as prioridades estratégicas. Consequentemente, desenvolvemos um curso sobre esse mesmo tema para capacitar os colaboradores, acompanhado de uma campanha de comunicação ao longo do ano.

Também em 2020, internalizamos a avaliação de competências em formato 360° para gerentes, superintendentes e diretores em sistema desenvolvido para essa finalidade. Antes a iniciativa era conduzida por consultoria externa. Com isso, não apenas reduzimos os custos, mas deixamos o processo simples e fluido, obtendo uma adesão de 100% dos mais de 600 colaboradores envolvidos no processo.

O cenário alterado pela crise sanitária nos levou a aplicar a pesquisa Pulso com colaboradores, em junho de 2020, para avaliar a percepção do clima e as práticas de trabalho durante a pandemia, além de mensurar a experiência dos que passaram a trabalhar em casa. A pesquisa foi respondida por 4.381 colaboradores, o que correspondeu a 56% de adesão.

A partir dessa consulta, buscamos melhorias nas práticas de home office e reforçamos ações de comunicação para apoiar, cuidar e reconhecer nossos colaboradores.

Saúde e segurança do trabalho

Embasamos nossa atuação em saúde e segurança do trabalho e qualidade de vida nos padrões das certificações nacionais e internacionais, como é o caso da ISO 14001 e 45001 e da Joint Commission International (JCI).

Nossas práticas são registradas pelo sistema de gestão específico para essa finalidade, mecanismo que também atende à Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

GRI 103-2, 103-3, 403-9
Taxa de frequência

2019
5,59

2020
5,44

Taxa de doenças ocupacionais

2019
2,27

2020
12,50

Total de dias perdidos

2019
708

2020
501

Taxa de frequência

2019
4,37

2020
4,77

Taxa de doenças ocupacionais

2019
4,37

2020
2,40

Total de dias perdidos

2019
3

2020
5

Taxa de frequência

2019
0

2020
19,26

Taxa de doenças ocupacionais

2019
0

2020
0

Total de dias perdidos

2019
0

2020
4

Taxa de frequência

2019
0

2020
5,13

Taxa de doenças ocupacionais

2019
0

2020
0

Total de dias perdidos

2019
0

2020
3

Taxa de frequência

2019
5,52

2020
6,94

Taxa de doenças ocupacionais

2019
0,69

2020
0,10

Total de dias perdidos

2019
41

2020
24

Taxas de saúde e segurança (por gênero)
2019
2020
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Taxa de frequência (acidente típico)*
21,7
33,5
19,3
36,6
Taxa de doenças ocupacionais**
0,72
14,5
0,37
0,87
Total de dias perdidos***
395
357
243
294
Total de óbitos00

* Aumento da taxa de frequência decorrente dos acidentes entre homens/mulheres devido ao cenário de COVID-19.
** Redução da taxa de doença ocupacional entre homens/mulheres em relação a 2019.
*** Redução dos dias perdidos decorrente dos acidentes com afastamento entre homens/mulheres em relação a 2019.
Os índices de saúde e segurança apresentados são nomeados com a Taxa de Frequência. Esta é calculada 1.000.000 / Horas Homens Trabalhadas (HHT).

Indicadores de saúde e segurança do trabalho
2019
2020
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
Frequência de acidentes típicos não biológicos*
1,78
1,64
0,99
2,11
Frequência de acidentes típicos biológicos**
0,39
1,71
0,93
1,55
Taxa de gravidade dos acidentes típicos com perda de tempo***
25,98
23,48
15,09
18,26
Cobertura vacinal influenza
48%
54%
65,70%
75,30%
Exames periódicos
68%
65,70%
82,56%
91,05%
Taxa de absenteísmo
0
0
2,62%
3%

* A taxa de frequência de acidentes típicos não biológicos de 2020 entre homens/mulheres em relação a 2019 foi 9% melhor.
** Aumento da taxa de frequência de acidentes típicos biológicos de 2020 entre homens/mulheres em relação a 2019 foi 15% pior devido ao cenário de COVID-19.
*** Redução dos dias perdidos decorrentes dos acidentes com afastamento de 2020 entre homens/mulheres em relação a 2019 foi 23% melhor.
Os índices de saúde e segurança apresentados são nomeados com a Taxa de Frequência. Esta é calculada 1.000.000 / Horas Homens Trabalhadas (HHT).

Os riscos de acidentes de trabalho com consequência grave são identificados de acordo com a metodologia IPAR Identificação de Perigos E Avaliação de Riscos – v.17 CORP-NOR-CORP-004. Analisando frequência versus severidade, após adoção de medidas de controle.

Os perigos no ano foram identificados durante as investigações como situações geradoras em relação aos acidentes categorizados como biológicos e não-biológicos.

Os perigos relacionados aos acidentes biológicos foram:

  • Manuseio e descarte de material perfurocortante

Em relação aos Não-biológicos foram:

  • Queda de pessoas durante locomoção interna e externa (mesmo nível e/ou diferente nível)
  • Movimentação de pacientes

As medidas tomadas são nomeadas como “medida de controle”, sendo elas: Controle De Engenharia (CE), Controle Administrativos (CA), Treinamentos (TRE), Sinalização E Avisos (SA) E EPI´S (EPI).

Os perigos relacionados aos acidentes biológicos foram:

  • CE – Materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança e caixa de descarte de rígida
  • CA – Protocolo e procedimentos da área, reuniões do comitê da NR-32 e flashs da enfermagem e minuto da segurança
  • TRE – Matriz de treinamentos, diálogo de segurança e campanhas internas
  • AS – Ações no Workplace

Em relação aos Não-biológicos foram:

  • CE – Piso regular, piso antiderrapante e manutenção preventiva e corretiva
  • CA – Procedimentos para movimentação de pacientes
  • TRE – Matriz de treinamentos, diálogo de segurança e campanhas internas
  • SA – Demarcação de piso identificando diferença de altura, fitas antiderrapantes e sinalização móvel de piso em manutenção/escorregadio

*Os índices de saúde e segurança apresentados são nomeados com a Taxa de Frequência. Esta é calculada 1.000.000 / Horas Homens Trabalhadas (HHT).

Em um ano desafiador devido à pandemia, o processo de transformação digital tornou-se uma necessidade para atender a demandas e prazos. Realizamos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) em formato on-line e concluímos 2020 com a entrega de seis projetos digitais:

Treinamento por ensino a distância
Uso de plataforma digital para capacitação em Saúde e Segurança do Trabalho.

Gestão de químicos
Sistema utilizado desde 2019 para realização de gerenciamento de produtos químicos (transporte, manuseio, descarte).

Gerenciamento estratégico e projetos
Sistema utilizado para gerir as ações do Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente relativo às normas ISO 14001 e 45001.

Gerenciamento de risco e rotina
Plataforma para gerenciamento de riscos e rotina de prevenção de perigos e ações, inclusive com redução de perdas.

Gestão de prestadores de serviços
Upgrade no gerenciamento de processos de negócio da plataforma.

Gestão de pessoas e processo
Regras de saúde e segurança do trabalho na implementação do projeto RHSuccess.

Outra aposta na tecnologia foi o lançamento do aplicativo Adma, que viabiliza atendimento médico remoto, integração de histórico de saúde e exames dos colaboradores.

Em 2020 também aconteceram:

  • Simulado de catástrofe, realizado anualmente para alinhamento no acionamento de fluxos, melhoria nos processos e treinamento das equipes, além de ser um item obrigatório para as certificações atuais;
  • Formação e reciclagem de 1.061 brigadistas;
  • Recertificação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na ISO 14001 e 45001;
  • Atividades das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e do Comitê NR-32, existente desde 2018 para a prevenção de acidentes especialmente no uso e manuseio de produtos químicos.

COVID-19

A pandemia do novo coronavírus exigiu, por razões óbvias, um trabalho intenso de saúde e segurança junto aos colaboradores, terceiros e prestadores de serviço do Sírio-Libanês, em todas as unidades.
A maior conquista do ano foi a nulidade de óbitos no quadro interno, mesmo diante de tantas adversidades.
As ações foram planejadas junto ao Comitê de Gerenciamento de Crise e executadas ao longo de todo o ano, quando a integração e a parceria com as demais áreas da instituição foram essenciais para assegurar o cuidado contínuo, a saúde e a integridade física e emocional dos colaboradores.
É importante ressaltar que assumimos internamente (São Paulo e Brasília) medidas diferentes do que estava sendo feito na comunidade. Os colaboradores sintomáticos ou oligossintomáticos fizeram o teste de RT-PCR a fim de ser afastados rapidamente e evitar contágio.
Oferecemos a todos os colaboradores:

  • Kits de higiene;
  • Telessuporte emocional;
  • Projeto Cuidando de Quem Cuida pelo formato on-line;
  • Programa Proteger, criado para orientar e dar apoio às áreas sobre o uso adequado de EPIs, relembrar as regras de distanciamento social e higiene das mãos, com acolhimento e parceria. Um comitê multiprofissional fazendo rondas pela instituição para acompanhar de perto a situação de cada área e dos espaços comuns.

Comunicação interna e engajamento

A comunicação com os colaboradores, corpo clínico e prestadores de serviço tem papel fundamental no Sírio-Libanês para consolidar a cultura organizacional e manter todo o público alinhado e engajado com o negócio.

Os canais de acesso amplo são variados para atender às diferentes necessidades:

  • Workplace: plataforma on-line interativa com informações e conteúdos operacionais, estratégicos e de negócio, sendo o principal meio de comunicação institucional acessível a todos os colaboradores.
  • Newsletter Giro 360°: informativo semanal enviado por e-mail para todos os colaboradores com um resumo das notícias da semana.
  • Fique Ligado: conteúdos de grande impacto que precisam ser conhecidos em 24 horas divulgados por correio eletrônico.
  • TV corporativa: informações em geral disponíveis diariamente nas áreas de circulação e convivência de médicos, colaboradores e pacientes.
  • Intranet: rede interna com previsão de descontinuação em 2021.
  • Newsletters, comunicados e notícias para o Portal do Médico, além de SMS e WhatsApp, atendem à comunicação com o corpo clínico.

A emergência pandêmica reforçou totalmente a função estratégica da comunicação, inclusive com participação no Comitê de Gerenciamento de Crise, já que as informações e medidas adotadas pelo Sírio-Libanês para o enfrentamento à COVID-19 deveriam perpassar todos os níveis internamente de forma ágil, alinhada e correta.

A missão de preservar valores centenários, com o distanciamento físico, o rosto escondido por uma máscara e a dúvida sobre o comportamento do novo vírus exigiram de nós o desenvolvimento de um novo olhar sobre processos, políticas e crenças.

COVID-19

As ações de engajamento dos colaboradores em tempos de pandemia foram estruturadas em três pilares, logo após o primeiro caso de COVID-19 no Hospital Sírio-Libanês, por meio dos canais digitais existentes:

  • Lives semanais orientativas sobre o novo coronavírus conduzidas pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
  • Boletim diário para o corpo clínico e colaboradores com atualização de processos, números, status desenvolvido em conjunto com a Governança Clínica, totalizando 141 edições e uma avaliação positiva de 93%.
  • Documentos com perguntas frequentes e respostas rápidas sobre a gestão de pessoas para orientar os colaboradores sobre assuntos como férias, salários, carga horária. Uma edição especial foi dirigida aos gestores.
  • Vídeos de reconhecimento feitos por pacientes e figuras públicas.
  • Mensagens de valorização gravadas pela liderança.
  • Ações variadas de comunicação para o Programa Proteger, iniciativa de reforço aos cuidados pessoais, para uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), distanciamento e higiene das mãos.
  • Parceria com a healtech Soul.me para um curso de 10 módulos sobre controle do estresse.
  • Ações de comunicação para o novo programa Cuidado integral, que traz dicas de especialistas sobre sono, alimentação, kundaline yoga, jin shin jytsu, tai chi chuan, alongamento, práticas esportivas e mindfullness.
  • Ações de comunicação para o apoio psicológico aos colaboradores.
  • Suporte para a prática de home office, com guia para trabalho remoto e para atividades lúdicas com as crianças em casa.

Todo esse trabalho de comunicação passou por avaliação dos colaboradores na pesquisa Pulso e mostrou resultados significativos: 87% estão satisfeitos com a comunicação institucional e 95% se sentem engajados com a instituição.

Por vezes, exageramos na quantidade de informação, invadimos os lares de nossos colaboradores, admitimos nossas fragilidades, fizemos perguntas difíceis, demos respostas incertas. E fizemos tudo junto, mostrando que todos somos humanos, sentimos medo, mas temos coragem de arriscar. Isso gerou proximidade entre a instituição e os colaboradores.

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