Nosso modelo

GRI 103-2, 103-3

Inovação

A área da saúde vive um período de mudanças rápidas e intensas, em que o surgimento e a inovação de tecnologias interferem diretamente nos cuidados e na transição da medicina convencional para um modelo de saúde integrada.

O Sírio-Libanês acompanha esse movimento ao definir quatro frentes estratégicas para seus investimentos nessa direção:

Frentes de atuação

Transformação digital
Gestão da saúde populacional
Telemedicina
Digitalização da jornada
do paciente

A pandemia de COVID-19, no entanto, fez multiplicar a necessidade de alternativas digitais que representaram um desafio considerável para as áreas de Inovação e Tecnologia do Hospital Sírio-Libanês. Foi necessário não apenas acelerar algumas das soluções já em construção, mas também criar outras.

Antes, a telemedicina no Brasil somente era permitida em casos específicos e emergenciais, como na emissão de laudos a distância e na prestação de suporte diagnóstico ou terapêutico. As teleinterconsultas eram feitas entre profissionais ou entre paciente e médico, juntos, consultando outro especialista remotamente. Regulamentada durante a pandemia, a teleconsulta se estabeleceu e foi permitida diretamente entre o paciente e o profissional de saúde, com agendamento de horário e pelo dispositivo eletrônico de escolha, possibilitando que o paciente esteja em qualquer lugar. 

Além de alternativas para conduzir consultas médicas de forma remota, em 2020 desenvolvemos um conceito completo denominado Saúde Digital. Mais do que uma chamada entre médico e paciente, trata-se de entregar resoluções em saúde por meios digitais. Os produtos elaborados mantêm o paciente no centro do cuidado, com a mesma excelência e segurança de um atendimento presencial.

O fluxo de atendimento vai desde o agendamento pelo meio digital até o registro de cobertura de planos de saúde, passando pelo prontuário eletrônico integrado, a consulta em si e as prescrições eletrônicas.

Saúde digital

COVID-19

Outro destaque em 2020 foi a proposição, em apenas quatro semanas, de uma solução digital para avaliar e monitorar os casos suspeitos de COVID-19. Criamos uma plataforma que contempla autenticação, triagem, prescrição e atendimento por chat e vídeo, tudo adequado às bandas menores, mais comuns no Brasil. Simultaneamente, buscamos os caminhos compatíveis de atendimento para os médicos e enfermeiros do hospital. Após seis semanas de funcionamento, o produto conquistou a iniciativa privada, primeiramente dando suporte a um programa interno da startup brasileira Nubank. Em seguida, passou a atender a outras 32.000 vidas ligadas ao banco Itaú.

Além das iniciativas voltadas para o enfrentamento da pandemia, a área de Inovação participou ativamente da construção do novo modelo de gestão da instituição. Manteve a evolução de todos os produtos em andamento: Adma e Cockpit (software proprietário que facilita a experiência dos médicos para os registros de consultas), entregues em 2020. O site, aplicativo e Portal do Paciente devem aparecer com força em 2021, preservando a qualidade em saúde do Sírio-Libanês também no formato digital.

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