O relacionamento do Sírio-Libanês com o Ministério da Saúde e os governos estadual e municipal acontece com parcerias e participação em programas públicos de saúde. Na esfera federal, a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) nos concede isenções fiscais estabelecidas em legislação, inserindo-nos, desde 2009, no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A partir dele transferimos nossa experiência em projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada para o fortalecimento e a qualificação de unidades do SUS de todo o Brasil.
Fazemos a gestão de cinco equipamentos públicos de saúde, localizados em Jundiaí, Mogi Mirim e São Paulo, fruto da parceria entre os entes do estado e do município e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). O intuito é fortalecer e dinamizar a atenção à saúde pública por meio do cuidado humanizado das pessoas atendidas por essas unidades do SUS. Nosso foco está em compartilhar o potencial intelectual, técnico e funcional do Sírio-Libanês para atendimento à sociedade.
Por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do município de São Paulo, o Sírio-Libanês presta atendimento a pacientes do SUS encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região central e do bairro da Bela Vista para os dois ambulatórios de especialidades do hospital. Os serviços acontecem no âmbito da atenção primária à saúde, com consultas pediátricas nas áreas de obesidade e otorrinolaringologia, consultas e cirurgias de mama e exames de ultrassonografia.
Vídeos Relevantes em 2020